topo direita
HOME FAÇA CONTATO CASOS DE SUCESSO FAZER PEDIDO SUPORTE TECNICO REVENDAS NOSSA EMPRESA
HORA AUTOMATICA EM html
 Amplificadores/ Reforçador-Repetidor celular uso INTERNO (indoor)
 Repetidores celular de baixa potencia ate 1000 mts2 uso Interno
 XXAmplificador/ repetidor uso movel para celular
navAntenas Painel Setorial para repetidores de celular
Micro Repetidores Banda Larga GSM/DCS/WCDMA-3G/LTE-4G
Repetidor Celular Rural Solar
Cabo irradiante ou antena?
Definição Repetidores celular
 

Repetidores/amplificadores
de uso OUTDOOR(EXTERNOS)

GDFAntenas Parabolicas para repetidor Celular de Alto ganho
XXRepetidores alta potencia e Mini erbs
Bloqueador Sinal Celular em Presidios Penitenciarias
Noticias bloqueadores presidios
GMini Estação Radio Base
MINI-ERB
Site Survey Repetidor alta Pot
Projetos-calculos- instalação
 Radome Shield para antenas parabolicas/disco - bloqueia ruidos laterais
Conectores especiais para cabos de baixa perda
Cabos especiais para repetidores celular Externo outdoor de baixa perda
divisores para repetidor celular
combinadores para repetidor celular
Torres para repetidores
Energia solar para repetidores
Centelhadores para torres
Atenuadores repetidores
Repetidores digitais
Repetidor de canal seletivo GSM/DCS/WCDMA
Repetidores de Fibra Óptica GSM/DCS/WCDMA
Micro Repetidores Banda Larga GSM/DCS/WCDMA-3G/LTE-4G
Repetidor de banda seletiva GSM/DCS/WCDMA
Repetidores deslocamento frequencia
Repetidor com banda seletiva Selective Band
Cabos especiais para repetiçãode sinal gsm em grandes predios
 
SUPORTE TECNICO
Profissionalização de tecnicos repetidores outdoor
Manuais repetidores
Tecnicas de instalação repetidor Indoor
Tecnicas e projeto de intalação repetidor Outdoor
Ferramentas e equipamentos para tecnico instalação repetidor
Consultoria tecnica para instalação de repetidores
Projetos especiais de Link Gsm e repetição de sinal
XQuestionario para instalação Amplificador / repetidor para celular
Perguntas e respostas sobre repetidores
Manutenção de repetidores danificados

Formula e calculos para projeto de instalações e site survey de repetidores

NOTICIAS SOBRE REPETIDORES CELULAR
frequencias Vivo
frequencias Claro
frequencias Tim
frequencias Oi
frequencias Nextel
Expansão uso repetidores
Repetidores na Copa Mundo
Projeto e uso de antenas painel repetidor indoor
Instalação repetidor dentro de predios
Antena parabolica Celular
Uso antena omni para repetidores
Porque contratar um tecnico de AMPLIFICADOR DE SINAL CELULAR SEM ANTES TENTAR RESOLVER POR SI MESMO?

Já há algum tempo não posto nada sobre o assunto da conexão 3G, e ainda estava devendo um artigo sobre os repetidores de sinal. Então estou pagando minha dívida hoje.

O que são repetidores de sinal?

Imagine que você está numa fazenda a 50 km da antena de celular mais próxima. Seu celular (ou seu modem) não conseguiria conectar nessas condições, nem se você subisse no telhado. Por esse motivo, fazendas no interior desse Brasilzão utilizam antenas direcionais de alto ganho para captar o sinal da ERB mais próxima e fornece-lo a um aparelho, através de um cabo. Isso tira completamente a mobilidade do aparelho.

Imagine, então, que fosse possível pegar esse sinal da antena e transferi-lo para outra antena, dentro de casa. Do lado de fora da casa você tem uma torre, ou um cano (como nas antenas de TV) com uma antena direcional (que só pega sinal de um lado), apontada para a ERB da operadora de celular. Um cabo conectado a essa antena desce pelo cano (ou torre), entra para dentro da casa e, ao invés de ser c onectado ao seu celular (ou modem), seria conectado a uma outra antena (omnidirecional, ou seja, que transmite para todos os lados), que retransmitiria o sinal captado pela antena externa no ambiente interno.
Repetidores de sinal de celular atuam dessa maneira capturando o sinal do lado externo do predio e lançando ou irradiando do lado interno , proporcionando sinal de celular de qualidade aos usuarios de uma operadora.

Isso é possível?

Sim, é possível. Tem duas maneiras de se fazer:

1 – através de um repetidor amplificador celular, passivo ou seja, ele não atua ativamente no sinal para amplifica-lo. Ele apenas pega o sinal recebido e o entrega à antena interna para que distribua internamente.

2 – através de um repetidor amplificador celular ativo, que nada mais é do que um amplificador de sinal bidirecional, que pega o sinal da antena externa e o amplifica antes de entregá-lo à antena interna e vice versa.

Vejam bem, estamos falando aqui de um tráfego bidirecional, ou seja, não basta captar o sinal da ERB e entrega-lo no celular (ou modem). É necessário fazer o inverso também: pegar o sinal gerado pelo modem e entrega-lo à ERB. Então temos três situações:

1 – O sinal da ERB é bom, mas o sinal do modem é fraco. Isso acontece, por exemplo, quando recebemos o sinal da ERB refletido em algum obstáculo, como prédios ou morros. Nesse caso, não há como resolver o problema com repetidores passivos. É preciso uma amplificação real do sinal do modem para que a ERB o “ouça”.

2 – O sinal da ERB é fraco porque está distante. Neste caso, é possível jutilizar um repetidor de sinal celular passivo, mas tudo vai depender da distância e do nível de sinal. Eu diria que para distâncias de uns 4 ou 5 km (talvez mais, dependendo da qualidade das antenas, cabos, conectores, soldas, etc.), poderia ser uma solução viável.

3 – O sinal da ERB é fraco porque há obstáculos. Neste caso, é muito possível a utilização de um repetidor sinal celular passivo, porque podemos encontrar um local próximo onde o sinal seja bom, instalar a antena externa e levar o sinal através de um cabo até o local onde o sinal é fraco, sem necessidade de amplificação ativa.

Soluções

No primeiro caso, A solução necessariamente passa por um repetidor amplificador de sinal celular ativo, ou seja, um amplificador celular que aumentará o sinal em ambas as direções. Tais soluções são caras, mas muito eficientes. De qualquer forma, antes de fazer qualquer investimento numa solução dessas, é extremamente recomendável que você consulte um técnico experiente como nossa equipe(ja que existem pouquissimos especialistas nesta area no Brasil) para fazer uma avaliação do local e sugerir as possíveis soluções (ativo, passivo, tipo de antena, local de instalação, etc). Sugiro isso, não por purismo, mas por prudência (se você gosta do seu dinheiro) às vezes é melhor pagar um técnico para te dizer que não vai dar certo, do que comprar o equipamento repetidor de sinal celular e depois descobrir que ele não vai servir de nada.

No segundo caso, dependendo das condições, é possível utilizar um ou outro. No geral, quanto maior a distância, pior o sinal e maior a possibilidade de você precisar de um amplificador de sinal de celular. Novamente, só um técnico vai poder dizer qual a melhor solução.

No terceiro caso, é possível apelar para gambiarras mais econômicas mas, se você não quer ter dores de cabeça, novamente, chame um técnico.

Tipos de antenas para repetidores de sinal celular

As antenas direcionais para repetidores de sinal celular podem ser de vários tipos. Os mais populares são as Yagi, as parabólicas e as setoriais (ou de painel). Não importa muito o tipo da antena, mas importam suas características elétricas e o ganho de sinal medido em dbi. O que você tem de verificar antes de comprar são: ganho, impedância e faixa de frequências de utilização.

Ganho – Uma antena, a priori, não amplifica um sinal. Quando dizemos que uma antena tem um “ganho”, na verdade é uma comparação dela com um tipo de antena chamado “isotrópica”, ou seja, que recebe sinais de todas as direções e não amplifica nem atenua nada. Na prática esse tipo de antena não existe e o que mais chega perto disso são as antenas omnidirecionais de um quarto de onda de ganho único. Portanto, podemos a grosso modo (muito grosso mesmo), dizer que uma antena que tem um “ganho”, na verdade recebe melhor “tantas vezes” em relação a esse tipo de antena. Antenas direcionais sempre têm um “ganho” maior do que antenas omnidirecionais. Isso acontece porque o seu desenho “transfere” as características omnidirecionais de uma antena comum para um único lado. Ou seja, é uma antena omnidirecional que foi “trabalhada” para que concentrasse toda a sua “força” de um único lado, de forma que os ganhos unitários das outras direções se “somem” em uma única direção.

Impedância – Não vou explicar aqui o que significa o termo. Apenas vou dizer que as impedâncias da antena, do cabo utilizado e da outra antena (ou da entrada do amplificador) devem ser as mesmas. Caso contrário, todo o trabalho corre o risco de não dar o resultado esperado, pra não dizer que não vai funcionar de jeito nenhum. A impedância mais utilizada para antenas de celular é 50 ohms, portanto, nada de usar cabos de antena de TV (75 ohms) pra fazer as conexões.

Faixa de frequências – Toda antena é construída para funcionar numa determinada frequência, com uma variação pequena para cima ou para baixo. A mesma antena pode ser utilizada para frequências múltiplas da frequência original (uma antena para 2,4 GHz pode ser usada para 1,2GHz ou para 4,8 GHz), mas suas características eletromagnéticas mudam, o que altera o ganho e, consequentemente o funcionamento. Portanto, use a antena certa para a frequência correta. No caso do 3G no Brasil, a maior parte dos locais é servido pela frequência de 2,1 GHz e nas maiorias das localidades as operadoras utilizam um par de faixas de frequencia como por exemplo 850 mhz e 2100 mhz ou 900mhz+1900mhz, por isso procure comprar as antenas da www.antenas3g.com.br que são multifrequenciais e garante a voce liberdade total para trocar de operadora e estar tecnicamente correto ja que tais antenas trabalham em todas as bandas e frequencias. Procure evitar o uso de antenas mono banda quando o assunto é internet 3g. Caso seu problema seja de voz e não de dados voce pode usar as www.antenadecelular.com.br mono banda ou multibanda. Procure comprar nossas antenas pois são homologados pela Anatel, são feitas no Brasil, tem assistencia tecnica garantida no Brasil, são vendidos com nota fiscal e garantia real.

 

Vamos à prática!

Procure adquirir antenas de boa qualidade ou, se desejar construí-las, seja bem criterioso.

Antenas: Abaixo você pode ver exemplos de antenas parabólica, setorial e omnidirecional de qualidade e ganho de sinal real.

 

Yagi sem radome

Yagi sem radome

painel

Paineis Setorial AntenadeCelular.com.br para repetidores (de 9 dbi a 20 dbi)

Parabólica

Parabólica fabricada pela www.antenadecelular.com.br

Omnidirecional

Omnidirecional de uso interno

Macetes:

1 – O comprimento do cabo entre a antena externa e a interna (ou amplificador), deve ser um múltiplo da metade do comprimento de onda da frequência utilizada. No caso dos 2,1 GHz, o comprimento do cabo deve ser múltiplo de 5,47 cm, ou o,o547 metros. Procure ser exato. Um tantinho a mais, ou a menos, pode ser a diferença entre dar certo ou não.

2 – Procure utilizar conectores soldados. Cada conexão gera uma perda de 1dB, aproximadamente. Se você não utilizar adaptadores, só nos conectores das antenas externa e interna serão 2dB de perda. Quanto maior o cabo, maior a perda. Se você não prestar atenção nesses detalhes, todo o ganho obtido pela antena pode ser perdido no cabo e nas conexões.Além disso, conexões mal feitas geram ruídos que interferem no sinal. Portanto, não bobeie.

3 – Se houver sobras no cabo, procure eliminá-las. Não enrole a sobra. Por dois motivos: o cabo excedente diminui o sinal nas pontas e a espiral pode agir como um indutor, alterando alguma característica do sistema.

4 – Se for necessário utilizar adaptadores, utilize o seguinte critério: o cabo mais fino é sempre o menor. E quanto menor, melhor.

5 – Na antena externa, procure isolar bem o conector com fita de autofusão e cola de silicone. Se chover e entrar água no conector, não tem santo que vai ajudar. Você terá de desmontá-lo, secá-lo e montá-lo novamente, dessa vez do jeito certo. Conectores externos têm uma facilidade enorme de oxidarem gerando mal contato. Por isso, seja muito cuidadoso nessa parte.

Repetidores ativos (amplificadores).

Quem mora em fazenda, com certeza já conhece esses aparelhos. São equipamentos que pegam um sinal vindo de uma antena externa e amplificam, disponibilizando-o em um ambiente interno (e vice-versa).

Um exemplo desse tipo de aparelho está na foto abaixo. Mas lembre-se: são equipamentos de um custo razoável, portanto, pode tornar alto o custo total (acesso, modem, antenas, torre ou mastro, cabos e conectores, amplificador, instalação e assistência técnica). Portanto, avalie bem se vale a pena o custo para o benefício que tudo isso pode trazer.
Procure comprar os repetidores amplificadores de sinal da antenadecelular.com.br pois são homologados pela Anatel, são feitos no Brasil, tem assistencia tecnica garantida no Brasil, são vendidos com nota fiscal e garantia real. EVITE OS PRODUTOS CHINESES PORQUE PODERA SER UM INVESTIMENTO PERDIDO.

Repetidor amplificador de sinal celular

Repetidor amplificador de sinal celular baixa potencia

Esquema de ligação

Esquema de ligação

A diferença entre o esquema amplificado acima para o repetidor passivo, é que neste último, o cabo de descida vai direto na antena interna. Com certeza alguém vai perguntar se dá pra usar antenas caseiras com esse esquema. A resposta é sim. No entanto, se você for utilizar um amplificador como na figura acima, isso pode ser entendido como violação da garantia do produto. Não há contra indicações no caso do repetidor passivo

 

PORQUE CONTRATATAR NOSSO PESSOAL TECNICO ESPECIALISTA EM REPETIDORES CELULARES

QUANDO TUDO ISSO FALHAR CONTRATE NOSSA CONSULTORIA TECNICA

Muitas vezes só um AMPLIFICADOR REPETIDOR REFORÇADOR DE SINAL CELULAR NÃO É O SUFICIENTE

Quando voce ja tentou de tudo antenas para repetidores de sinal celular, repetidores e amplificadores e reforçadores de sinal, cabos comuns e especiais , todo seu conhecimento ja foi usado, então não adianta adiar, ninguem pode virar medico da noite para o dia. Chame nossa Consultoria tecnica especialista em problemas de sinal. Eles ja estão tecnicamente preparados, tem experiencia de varios anos na area com varios projetos concluidos com sucesso, tem as ferramentas sofisticadas e adequadas pra avaliar e aplicar em sua situação de dificuldade de sinal.


Home | Empresa | Referências | Suporte | Compras | Revendas | Contato

 

Copyright © 2009 - Amplisinal